Resenha - Sussuro


É só vocês pararem para ler um pouco das resenhas que o pessoal faz no skoob, para perceber o quanto esse livro é bem escrito e bem elaborado.


Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.

Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos.

Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida. (fonte: skoob)

Eu vi uma das resenhas no skoob que me chamaram muito a atenção por que falava exatamente sobre as minhas impressões a ler o livro pela segunda vez. Quando li pela primeira vez, eu fui tomada por sentimentos que vocês vão conseguir observar bem quando eu for detalhar os pontos positivos. Mas uma releitura abre seus olhos para muita coisa. Apesar de que mesmo assim continuo perdidamente apaixonada por essa série.

Ultimamente está sendo lançada uma grande gama de livros com tema dark, com bady boys  sobrenaturais e mocinhas indefesas e sem atrativos. Anjos, lobisomes e vampiros, vem trazendo um frenesi de gritos que dizem: você é uma menina que nunca conseguiu ter um namorado? Pois agora você terá o seu vampiro/lobisomen/etc para esfregar na cara de suas amigas o quanto ele é gostoso e misterioso.

É difícil negar que o maior problema das pessoas, principalmente as do sexo feminino, é a auto estima. Isso é plenamente visível pela escala sempre ascendente das grifes e das empresas que vendem produto de beleza. E pelo que vemos, alguns autores estão se aproveitando disso descaradamente. O que temos como resultado é uma gama de livros praticamente iguais. As mesmas histórias. Tudo previsível.

Estou bem longe de dizer que Sussurro é uma cópia de Crepúsculo, mas sempre tem aqueles pontos que você fica se perguntando onde você já leu aquilo. Como por exemplo os dois terem se conhecido na aula de biologia e a cena em que Nora vai tentar descobrir quem é Patch fazendo uma rápida pesquisa no nosso querido google. E além do mais, descobri por um comentário diretamente da editora Intrínseca que a Becca Fitzpatrick oi a primeira escritora a por um anjo caído num romance. Ela começou a onda, e começou muito bem. Pena que os outros autores não souberam aproveitar essa maré tão bem assim e acabaram caindo no mesmismo.

Eu creio que esses são pontos que não interferem na história, por que apesar desses acontecimentos, tem sempre uma explicação surpreendente. Como por exemplo a mudança de lugares da turma de biologia, colocando Nora ao lado de Patch.

Nora não chega a ser uma menina sem atrativos, mas é aquela nerd que sempre está estudando mais do que respirando. Segundo as descrições do livro eu imagino ela como uma menina linda, sim, e com um estilo romântico que retrata nas suas roupas, como cardigã e sapatilhas. Ela tem alguns transtornos por conta da perda do pai, mas nada que a coloque na posição de uma garota sem sal. Ela tem 16 anos, então apesar de alguns romantismos bobos, é justificável.

Eu me recuso a ver alguma foto de cover do Patch, principalmente quando as pessoas o retratam com fotos de mauricinhos fingindo ser bad boys. Patch não é um bad boy qualquer, ele é um anjo que foi expulso do céu, ele tem olhos faiscantes e um sorriso malicioso que faz você querer correr e ao mesmo tempo se jogar nos braços do perigo, ou seja, nos braços dele.

Mesmo lendo pela segunda vez, não há como não se apaixonar por Patch novamente, e novamente, e novamente, e mais inúmeras vezes. Algo naquela "proteção perigosa" atrai e, pra mim, é um dos ápice do livro. A autora não tenta refazer um anjo caído, ela o põe como ele é. Perigoso.

Vee, amiga de Nora, é um pouco exagerada e muitas vezes é chata e inconveniente, mas pode também render muitas risadas. Sabe aquela menina da sua escola que sempre te humilhou e que você odeia? Bom, não podia faltar uma dessas no livro e o seu nome é Marcie. Como o tempo você começa a odiar ela cada vez mais. 

A história é intrigante e todo o mistério que há por trás dos anjos caídos e dos nefilins (filhos de anjos caídos com mortais), é levado ao máximo em todo o livro. Sendo o primeiro da série, é onde você dar de cara e começa a entender um pouco desse mundo desconhecido.

Sobre a capa do livro, eu achei ela linda. Por ser em preto em branco com enfoques em alguns objetos, retrata exatamente o clima sombrio da história e me faz lembrar os sonhos de Nora (sempre em preto e branco).

Pra quem não comprou o livro achando que ele era mais uma historinha para meninas choronas, acabou perdendo uma grande história e eu recomendo que volte atrás e compre o livro. Eu queria poder falar sobre mais coisas mas temo acabar soltando alguns spoilers. Espero que tenham gostado da resenha e se não leu o livro ainda, fica como sugestão. Podem aguardar resenha dos livros de continuação, por que farei com muito prazer.

0 comentários:

Postar um comentário