Menoridade penal é errado? Mas por que ninguém faz nada?

 

Eu já escrevi um texto sobre a maioridade penal aqui, e continuo com a mesma opinião, deveria reduzir sim a idade para maioridade penal, mas o que vou tratar aqui é uma das desvantagens de não reduzir essa maioridade penal.

Nós não somos Estados Unidos e nem outro país, mas deveríamos ter abaixado a maioridade penal sim, não porque dá certo em outros lugares mas para dar certo aqui. Existem várias implicações em se colocar um adolescente atrás de uma grade, é claro, a cabeça desse indivíduo já está influenciada e estressada por vários fatores, como convivência familiar, ambiente. Tudo isso faz parte dos problemas que o jovem tem e que levam ele a cometer atos criminosos. A maneira mais adequada de tratar esse problema seria por acompanhamento psicológico e psiquiátrico, mesmo assim, sabemos que até mesmo aqueles que querem melhorar e se internam por vontade própria ainda acabam voltando para as drogas e para o crime. É preciso melhorar na educação e criar projetos para que os jovens ao invés de ficarem nas ruas ocupem seu tempo para realizar atividades saudáveis e recreativas. Também é necessário melhorar a questão socioeconômica, pois muitos desses jovens são criados por mães que sustentam a família sem a presença do pai, e às vezes tem mais de um filho, ficando difícil o papel para trazer alimento para família. 

O que é preciso para ser feito, nós sabemos. Quando tocamos no assunto da maioridade penal, muita gente apontam essas questões. É preciso fazer várias coisas para que a maioridade penal continue com os 18 anos, mas então por que ninguém faz? Ninguém monta um projeto, uma proposta, nada... Então é isso? Apontar as consequências e soluções, mas tudo fica na parte teórica, ninguém sai a prática, a luta. Não reduzimos a idade para a maioridade penal e também não melhoramos as condições do jovem. E o povo fica assim? Deixa matar? Deixa morrer? Será que podemos considerar justo pessoas inocentes morrerem porque prender um adolescente gera sérias complicações para ele? Será mesmo que essas complicações são piores do que as mortes que vemos na televisão? Eu acho que não, e você?

0 comentários:

Postar um comentário