Preconceito Literário



Eu sinceramente nunca tinha me atentado para essa discussão, acabei vendo em um grupo literário do facebook e quando fui pesquisar sobre o assunto vi uma grande gama de materiais, até mesmo um vídeo da Taiana Feltrin falando sobre isso.

Preconceito é algo que todo mundo sabe o conceito mas não assume quando comete e olha que me arrisco a dizer que todo mundo já cometeu preconceito algum dia. Mas e quando isso está relacionado a literatura? Você nunca debochou de quem é apaixonado por Crepúsculo ou quem diz ter amado 50 tons de cinza? Se sua resposta é não, parabéns. Estou aqui assumindo que sim, eu já expressei minha opinião de forma um pouco exaltada como se estivesse impondo-a, mas depois de um tempo acabei amadurecendo e percebendo que nem tudo é um grande deboche.

Você acha que quem ler clássicos é mais intelectual do que quem ler romances? Para mim, cada pessoa tem o seu gosto, tem pessoas que não curtem romances e se interessam pelo gênero literário e vice-versa, como isso também vale para outros gêneros.

Fora que geralmente as pessoas caracterizam o autor por uma única obra e aqui cito a Stephenie Meyer. Eu não li a obra completa de Crepúsculo, faltou Amanhecer e se me permitem dizer eu pretendo comprá-lo. Eu já falei por aqui na resenha de A Hospedeira que eu  fiquei até um pouco atônita quando eu li, por que a escrita da Meyer estava bem melhor, mais elaborada, do que na saga Crepúsculo. Eu gostei dos dois primeiros livros (Crepúsculo e Lua Nova) mas percebi que depois de todo o boom literário que aconteceu, penso que ela escreveu apenas para vender. Se eu não gostei de Crepúsculo eu também não deveria odiar A Hospedeira?

Outra coisa que muita gente fala é sobre ter "cacife" para ler tal coisa. Como por exemplo, dizer que uma pessoa não gostou de O Morro dos Ventos Uivantes por que ela não tinha cacife literário para ler. A história desse livro é complexa e a linguagem um pouco rebuscada, salvo a época em que foi escrito, mas isso não quer dizer que apenas um grupo seleto possa ler. Muito pelo contrário, aquelas pessoas que não estão acostumada a ler livros assim podem mergulhar em novos vocabulários, adquirir conhecimento e gostar do livro ou não.

Para mim tudo é uma questão de respeito. Livros, são livros. Opiniões são opiniões. Ninguém estabeleceu parâmetros para dizer que tal livro é mais intelectual do que outro. Se você não gostou do livro é um direito seu, assim como é direito de outra pessoa gostar.

0 comentários:

Postar um comentário